quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Caminhos do Frio: Serraria oferece 'natureza e engenhos'

Famosa pela sua paisagem serrana e também pelo clima agradável, Serraria é segunda cidade no roteiro Caminhos do Frio- Rota Cultura, até domingo, dia 07, com apresentações de grupos de cultura popular, seresta, festival gastronômico e shows musicais.  Entre as atrações estão Clã Brasil, Os Três do Xamego, Banda Sinfônica da UFPB, espetáculo Paraíba Sim Sinhô, Circo Arlequin e a Exposição fotográfica ‘Mel do Sal’, de Gustavo Moura, entre outros.
 
Serraria fica a 137 quilômetros da capital, em distância rodoviária, e está assentada na parte mais alta da cordilheira oriental da Borborema, numa altitude de 526 metros em relação ao nível do mar. Nos primórdios da povoação do município, em meados do século VXIII, a região teve vastas florestas, tornando verdejantes os vales que adornam os velhos engenhos da então aristocracia rural.

A herança cultural dos senhores de engenho é representada por relíquias históricas como os Engenhos Baixa Verde e Martiniano. Com seu aspecto original preservado, tais monumentos têm uma arquitetura imponente, guardando em seu aspecto original, elementos como capela, casa curada, casa grande e gradis.
 
Nas proximidades, é possível também conhecer a floresta denominada Mata do Grilo, que guarda uma atração especial: a Pedra da Furna, antiga residência de índios. Destaca-se também o Engenho Pousada Laranjeiras, instalado num ambiente característicamente rural, onde os visitantes podem desfrutar dos confortos e serviços de um hotel fazenda.
 
Para consultar a programação completa do ‘Caminhos do Frio 2011’ na web e acompanhar as últimas notícias do eventobasta o endereço é www.caminhosdofrio.com. No espaço o visitante pode consultar, além da programação, informações úteis sobre distâncias da capital até as cidades, hospedagem e história dos municípios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário