terça-feira, 2 de agosto de 2011

Prefeitura conclui reforma de escolas no município

A prefeitura municipal de Lagoa Seca conclui até o final desta semana, as obras de reformas e ampliações em mais três unidades de ensino que funcionam no município. Desta vez, as comunidades beneficiadas foram os sítios Araticum, Covão e o bairro Bela Vista. Nas ações, o governo municipal está investindo mais de R$ 60 mil em recursos destinados a melhorias na infraestrutura dos educandários.

No Araticum, os técnicos trabalham em ritmo acelerado para deixar pronta a Escola Municipal José Batista Brandão, que atende a 63 alunos inseridos no Ensino Fundamental. Lá, a prefeitura murou totalmente a unidade, construiu passarelas cobertas, e, também revestiu todo o piso do prédio com cerâmicas. A ampliação ficou por conta da construção de uma nova cozinha, almoxarifado, secretaria e sanitários para alunos e funcionários. Todo o projeto está inserido nas normas de acessibilidade, com rampas e vasos específicos para crianças e portadores de necessidades especiais. Ainda foram instaladas grades de proteção, calçadas e caixa d’água. As estruturas das redes elétrica e hidráulica também foram repostas.

No sítio Covão, a Escola José Benedito de Lima também passa por reformas. Todo o telhado na unidade foi revisado, o piso de todos os departamentos foi revestido com peças de cerâmica antiderrapantes, um novo muro de proteção foi construído e uma passarela coberta, que dá acesso as salas de aula também foi erguida. A cozinha também foi restaurada e mais dois sanitários foram construídos e adaptados.

Na zona urbana, a comunidade beneficiada é o bairro Bela Vista que possui atualmente mais de 400 famílias. Na Escola Municipal José Marques de Oliveira, a obra que durou cerca de três meses, promete melhorar e muito a vida de educadores e dos 186 alunos matriculados no educandário. O prédio foi totalmente reformado e ganhou uma área de ampliação. Um novo muro, uma sala de aula e mais três sanitários foram construídos. A cozinha foi ampliada, com a construção de depósitos para merenda e materiais de limpeza. Todo o pátio da unidade de ensino foi coberto, com a implantação de rampas de acesso para portadores de necessidades especiais e adaptados.

De acordo com o secretário Iremar Souto Monteiro, as reformas fazem parte de um projeto desenvolvido pela gestão municipal que uni a capacitação dos profissionais, com a melhoria da infraestrutura de trabalho. “Este é o compromisso que o prefeito Edvardo, desde o início de sua gestão, tem como os educadores. Temos que saber unir. Os professores devem estar qualificados, bem remunerados e terem um local digno para aplicar seus conhecimentos” comentou.

O chefe da pasta da Educação e Cultura ainda adiantou que novas unidades de ensino deverão ser reformadas nos próximos dias. “Já a partir da semana que vem, vamos começar com as obras de recuperação da Escola Municipal José Laurentino de Carvalho, no Almeida I. Lá vamos fazer uma grande obra, que irá beneficiar alunos, professores e também a comunidade” esclareceu Iremar Souto.

VII Conferência da Assistência Social

O ano de 2011 se consolida como o momento das grandes conferências, sejam elas municipais, estaduais ou federais. Dessa forma, o município de Lagoa Seca já realizou este ano duas delas: a primeira foi a IV Conferência Municipal de Saúde que aconteceu no mês de junho e teve como tema ‘Acesso e Acolhimento com Qualidade: Um Desafio para o SUS’. No último dia 22 de julho, foi realizada a I Conferência do Idoso, que trabalhou o tema ‘O Compromisso de Todos por um Envelhecimento Digno no Brasil’.

Ao dar continuidade às reflexões estabelecidas pelos confrontos de idéias apresentados durante a realização destas palestras, a secretaria de Ação Social realizará na próxima sexta-feira, dia 05, a VII Conferência da Assistência Social que terá como eixo de reflexão a ‘Consolidação do SUAS (Sistema Único de Assistência Social) e a Valorização dos seus Profissionais’.

O encontro entre todas as instituições, secretarias e órgãos de assistência social acontecerá no Centro de Eventos Maristas, a partir das 08h00. A convocação para a conferência aconteceu por meio do Poder Executivo e do Conselho Municipal de Assistência Social que tem como presidente o secretário, Iran Stênio Barbosa.

Durante a manhã da próxima sexta, o debate será em torno da palestra do presidente estadual do Conselho de Assistência Social, Daniel de Sousa Lira, que deverá discutir as melhorias propostas para o Sistema Único de Assistência Social e o desenvolvimento de políticas de valorização dos profissionais desta área. À tarde, serão realizados trabalhos em grupos temáticos, para envolver todos os seguimentos nas propostas apresentadas às entidades presentes, com o intuito de levantar direcionamentos para as etapas estadual e federal. O encontro deverá ser encerado por volta das 16h00. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário