Ao dar continuidade aos Cursos de Formação e Capacitação de Agentes de Letramento Digital do Projeto Pescadores on line, em Barra de Mamanguape, a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) coordenadora do projeto, promoverá o terceiro ciclo formativo de agentes de letramento de voluntários e do conselho gestor.
As aulas acontecerão na Colônia de Pescadores nesta sexta-feira, 3, das 14h00 às 22h00, e no sábado, 4, das 8h00 às 11h00, e serão ministradas pela mestranda em lingüística Thaís Garcia. O projeto, iniciado em fevereiro de 2011, tem o apoio da ANID - Associação Nacional para Inclusão Digital, responsável pela construção do telecentro e por equipar a área com o que existe de melhor em tecnologia, a exemplo de banda larga de aproximadamente 20MB, que será instalada inicialmente no telecentro e depois nas residências.
De acordo com Thaís Garcia, os temas tratados neste terceiro módulo serão focados em cidadania, inclusão social e digital, sociedade da informação, letramento digital e novas tecnologias da informação e comunicação. Também serão estudados no curso o PNBL - Plano Nacional de Banda Larga, além de Gestão de Telecentros Comunitários e Projetos de Letramento Digital.
O primeiro ciclo de formação aconteceu nos últimos dias 27 e 28 de maio no mesmo formato pedagógico. “Neste segundo encontro, completaremos o terceiro módulo do ciclo de formação que dará total capacidade de atuação aos agentes. Eles são muito interessados e aprendem rápido. Tenho certeza que serão capazes de realizar qualquer demanda do projeto” afirma Thais.
Após a conclusão das obras do telecentro, os agentes passarão por um quarto módulo de formação com foco na utilização de softwares livres. O módulo será ministrado pelo Projeto Edux, que tem sede em Campina Grande.
Nenhum comentário:
Postar um comentário