Com o objetivo de despertar a população para a importância e os desafios do Sistema Único de Saúde - SUS, o município de Lagoa Seca realizará a IV Conferência Municipal de Saúde, nesta quinta-feira, 16. Esta etapa, que acontece em todos os municípios brasileiros, servirá de base para a Conferência Nacional em Brasília, que deverá se realizar entre os dias 30 de novembro a 04 de dezembro de 2011.
Em Lagoa Seca estarão reunidas cerca de duzentas pessoas, entre associações, conselhos, sociedade civil e todas as secretarias do município. O confronto de ideias entre os usuários do SUS e representantes do poder público municipal acontecerá no Centro de Eventos Marista, a partir das 8h00.
Com o tema “Todos usam o SUS! SUS na Seguridade Social, Política Pública, Patrimônio do Povo Brasileiro” esta etapa servirá para que sociedade possa falar sobre suas inquietações a respeito dos serviços de saúde que temos e a partir dessa discussão, descobrir mecanismos que possa melhorar o atendimento realizado pelo SUS.
Vários fatores revelam a carência na gestão na saúde do Brasil, o sistema SUS representa um patrimônio do povo brasileiro, porém existe uma política para enfraquecê-lo e forçar a privatização dos procedimentos. O pouco conhecimento da população sobre o regimento do SUS e a falta de participação ativa nos conselhos de saúde para cobrar o cumprimento da Lei, o torna deficitário e carente, as conferências municipais tem justamente esta função, aproximar os usuários dos seus direitos.
Atualmente, Lagoa Seca possui 10 unidades do Programa de Saúde da Família, um Centro de Saúde que reúne vários serviços de especialidades e um hospital que funciona 24h00 por dia e atende pacientes não só da cidade, como de pelo menos 5 municípios da região.
Nenhum comentário:
Postar um comentário