domingo, 5 de junho de 2011

Vital Farias

Nascido no interior da Paraíba, sofreu influência de cantadores e repentistas na infância. Aprendeu trompa e gaita. Aos 19 anos mudou-se para João Pessoa, onde montou uma banda ao estilo dos Beatles.

Estudou violão no conservatório local e conheceu Sivuca e Hermeto Pascoal. Em 1975 mudou-se para o Rio de Janeiro e trabalhou na peça "Gota D'Água", de Chico Buarque, como músico.

A partir de então passou a ter algumas músicas de sua autoria gravadas por intérpretes de sucesso, como Marília Barbosa, que registrou "Caso Você Case", incluída na trilha sonora da novela "Saramandaia", da TV Globo.

Teve outras músicas que fizeram sucesso na voz de outros artistas e incluídas em trilhas de novelas, como "Ai, Que Saudade D'Ocê", composta em 1982 e gravada por Fábio Jr em 1993 para a novela "Renascer".

Suas músicas têm acentuado caráter regional, de cantoria e cantiga, aliado ao forte apelo da poesia popular de cordel. Participou, ao lado de Geraldo Azevedo, Xangai e Elomar do show "Cantoria", em 1984, que resultou em um consagrado disco de mesmo nome.


Vital Farias (1978)
01. Canção de Dois Tempos
02. O Sobressalto
03. Bate com o Pé Xaxado
04. Bandeira Desfraldada
05. Via Crucis da Mulher Brasileira
06. Alice no Curral das Maravilhas
07. Deixe de Afobação
08. Expediente Interno
09. Poema Verdade
10. Caso Você Case
11. É Mãe
12. Estudo Nº 2

Nenhum comentário:

Postar um comentário