Um dia para pensar o Meio Ambiente. Esse foi o eixo temático abordado pela Secretaria de Educação de Lagoa Seca e a Cooperativa de Projetos de Assistência Técnica e Capacitação do Nordest - Coopacne, que realizaram durante toda a manhã de ontem, uma palestra sobre Educação Ambiental para os professores do município. O encontro aconteceu na Câmara de Vereadores e contou com a presença de 35 educadores, do ensino infantil e fundamental representantes das escolas do município, que foram acompanhados pelos técnicos do Projeto Rio Mamanguape.
O objetivo da capacitação foi o de fazer com que os educadores compreendam o processo de interação entre homem/natureza, buscando conscientizá-los no que concerne a conservação e preservação do Meio Ambiente de forma sustentável. O plano contempla uma proposta didática-prática, através do método de ensino de atividades especiais via estudo das áreas degradadas dos municípios situados na área do Projeto Rio Mamanguape: Alagoa Nova, Areial, Esperança, Lagoa Seca, Matinhas, Montadas e São Sebastião de Lagoa de Roça.
O conteúdo programático para sala de aula deverá fazer com os alunos compreendam, a localização e orientação da bacia hidrográfica do Rio Mamanguape; aspectos físicos; biologia e ecossistema e manejo e conservação ambiental; tudo dentro do contexto dessa região.
A Secretaria de Educação de Lagoa Seca através do Departamento de Educação, representado pela professora, Cecita Jerônimo, garantiu incentivo as ações do projeto. “Entendo que é por meio de momentos de reflexão como este, que poderemos trabalhar com os professores as questões relacionadas à educação ambiental na perspectiva do ambiente escolar e no direcionamento das ações para o ambiente doméstico e do cotidiano do aluno, que passará a entender as questões relacionadas à sustentabilidade, desta vez, de forma prática, trabalhada dentro da sua realidade”, finalizou.
Projeto Rio Mamanguape - Patrocinado pela Petrobras através do Programa Ambiental e atuando nas áreas de projetos produtivos, recursos hídricos, educação ambiental, políticas públicas e comunicação, tem por objetivo, promover o desenvolvimento sustentável e manejo racional dos recursos naturais através de uma visão estratégica que resulta na melhoria da qualidade de vida daqueles que garantem o sustento através de atividades ligadas ao principal rio de água doce da bacia do mamanguape, o Rio Mamanguape.
Nenhum comentário:
Postar um comentário