A Coordenação de Imunização da Secretaria de Saúde de Lagoa Seca prorrogou o prazo da Campanha de Vacinação contra a Gripe até o próximo dia 10 de junho. O objetivo é fazer com que o município alcance a meta do Ministério da Saúde que é de 4.292 pessoas. Até a última sexta-feira, dia 13, 2.373 pessoas dos grupos prioritários (crianças entre seis e 23 meses, trabalhadores da saúde, grávidas em qualquer idade gestacional e idosos) tinham sido imunizadas, o que corresponde basicamente a 60% da meta.
A coordenadora de Imunização, Maria Ivanilde da Costa Ramos, explica que há uma resistência principalmente por parte das grávidas em receber a vacina, porém não existe nenhuma contra-indicação para qualquer fase da gestação. Segundo a coordenadora, o governo incentiva a imunização desse grupo, principalmente por ele ser suscetível a contrair o vírus, um exemplo disso se comprova pelos casos de H1N1, em 2009, as grávidas foram um dos grupos mais afetados, inclusive com mortes. “Por isso é tão importante que essas mulheres tomem consciência da seriedade de se imunizarem”, declarou.
Em 2011 a campanha tem como tema “Vacinação para quem precisa de mais proteção. Um direito seu assegurado pelo SUS”. Ela protege contra três tipos de gripe e no caso das crianças, ela é aplicada em duas doses com um intervalo de 30 dias. As únicas contra-indicações são para quem tem alergia à proteína do ovo ou a doses anteriores da vacina contra a gripe. É também recomendado que as pessoas que estejam em estado febril, esperem até ficarem recuperadas, e só procurem as unidades de saúde quando tiverem a normalização do quadro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário