Uma ótima opção de lazer para este domingo (22) é aproveitar a programação cultural da 9° Semana Nacional de Museu, que em João Pessoa acontece na Estação Cabo Branco - Ciência Cultura e Artes, no bairro do altiplano. O evento é realizado simultaneamente em várias capitais do país.
A Banda 5 de Agosto, da Prefeitura de João Pessoa (PMJP), será uma das atrações. A apresentação será no anfiteatro e começa a partir das 17h00. Nesta apresentação, o grupo de músicos formado por 50 integrantes, vai executar um repertório variado com marchinhas e dobrados.
Dentro da programação da Semana Nacional de Museus ainda tem espaço para o cinema. O longametragem ‘Narradores de Javé’ será exibido a partir das 18h30, na Sala de Audiovisual, no 2° pavimento da Torre Mirante. Nos dois eventos, a entrada é gratuita.
História - A Banda 5 de Agosto foi criada em 1964, pelo maestro Tenente Lucena. Atualmente é regida pelo maestro Adelson Machado, tendo como adjunto Rogério Borges. O grupo realizou a sua primeira apresentação durante as comemorações da Festa das Neves de 1964. A partir daí, participa de todas as edições do evento em comemoração à padroeira de João Pessoa.
A partir do ano de 2005, a banda foi vinculada a Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope). Assim, passou a integrar de forma mais consistente a cena cultural da cidade. O grupo é muito requisitado em festas de bairros, escolas e diversas manifestações populares, além de se apresentar em solenidades oficiais da Prefeitura.
Sinopse do Filme - Narradores de Javé é um filme brasileiro de 2003 do gênero drama, dirigido por Eliane Caffé. O longa conta a história dos moradores do vilarejo do Vale de Javé e o temor destes a cerca de uma represa que precisa ser construída e com isso a cidade será alagada. Para impedir tal fato, a única chance que a população tem é provar que a cidade possui um valor histórico a ser preservado. Nesse contexto, o filme aborda diversos temas como a formação cultural de um povo; heranças históricas; crenças; valores; dimensão da escrita e da fala; confronto entre o progresso e as tradições do vilarejo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário