sexta-feira, 8 de abril de 2011

Campina Grande sediará encontro de Pontos de Cultura

Campina Grande foi a cidade escolhida para sediar a 2° Edição do Teias Regional, encontro que tem como objetivo reunir os diversos Pontos de Culturas do estado da Paraíba para debater experiências e promover uma mostra de seus produtos e serviços.

O primeiro ponto de cultura a se instalar na cidade foi o Centro Universitário de Cultura e Arte - CUCA da UNE, que funciona as margens do Açude Velho, mas desde do ano passado outros ‘Pontos’ começaram a funcionar em Campina Grande formando uma  rede de pontos de cultura que vem atuando de uma forma muito eficaz. Ao todo 9 Pontos de Cultura estão funcionando a todo vapor com a realização de oficinas de teatro, música e poesia, dança e confecção de instrumentos musicais.

Recentemente o projeto Cordelando: oficinas de Literatura de Cordel em prol da Diversidade conquistou o primeiro lugar na categoria Iniciativas Existentes do prêmio Mais Cultura de Literatura de Cordel 2010, edição Patativa do Assaré, concedido pelo Ministério da Cultura. O projeto é uma das atividades no ponto de cultura Crescendo com Sabedoria e Envelhecendo com Saúde e no Ponto de Leitura Paulo Freire , que funciona na Facisa por meio da Fundação Pedro Américo. O Cuca – Cg esteve em novembro de 2010 representando Campina Grande na etapa Nordeste do Circuito Interações Estéticas da Fundação Nacional de Artes.

Essa condição de partir na frente em relação a outros municípios deu a Campina Grande, o direito de sediar o 2º Encontro Regional de Pontos de Cultura, também chamado de Teia Cultural. O evento, acontecerá no mês de junho, dentro da programação do Maior São João do Mundo. O 1º Encontro do gênero será realizado em Areia. Em novembro todos os Pontos de Cultura se encontram Rio de Janeiro, na chamada "Teia Brasil".

Os principais temas que nortearão os debates são do Teia serão as Perspectivas dos Pontos de Cultura, Novos Editais e Articulações. Na Paraíba existem atualmente 23 Pontos de Cultura, distribuídos nas cidades de João Pessoa, Bananeiras, Campina Grande, Serra Branca, Taperoá, Catolé do Rocha, Cajazeiras, Aparecida, Areia, Nova Palmeira, Esperança, Lagoa Seca e Itabaiana. 

Ascom com hl.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário