terça-feira, 19 de abril de 2011

Projeto transforma monitores de computadores em coletores de lixo

Nem tudo que é lixo, é lixo!”. Com esse pensamento e proposta alunos de Lagoa Seca contribuem com o meio ambiente.

Esse é um projeto inovador que busca o reaproveitamento de monitores de computadores que são descartados. A iniciativa pioneira na região fez com que os alunos da Escola Irmão Damião, em Lagoa Seca, fabricassem coletores de lixo para incentivar a coleta seletiva a partir do uso dos monitores que foram adaptados.

Mais de 30 cestos já foram confeccionados e cerca de 25 pessoas estão envolvidas no projeto.

De acordo com o coordenador do projeto, professor José Walter Costa, inicialmente a idéia era desenvolver um projeto piloto na escola para avaliar a aceitação das pessoas em relação ao uso desses coletores, mas, devido a boa recepção dentro da escola, a iniciativa já busca se expandir como ação administrativa “observando o sucesso que foi entre os alunos. "Nós já estamos fazendo o levantamento de custo para que a administração municipal possa espalhar esses coletores pelas ruas de Lagoa Seca, primeiramente só os coletores e depois vamos incentivar a coleta seletiva”, explicou.
 
O projeto busca despertar as gerações futuras para o reaproveitamento do lixo e a conservação do meio ambiente através da sensibilização. Segundo José Walter, “as pessoas já são conscientes dos danos causados pela falta de cuidados com a preservação da natureza, porém é preciso se sensibilizar e começarem a fazer disso uma prática diária, quando esse trabalho é feito na escola, as próprias crianças se tornam agentes multiplicadoras da idéia e levam essa conscientização para casa”.

As pessoas interessadas em contribuir com o projeto doando um monitor usado devem procurar a escola, que fica logo no bairro Monte Alegre, próximo ao ginásio de esportes ‘O Santinão’ e as margens da BR-104.

Ascom/PMLS

Nenhum comentário:

Postar um comentário