terça-feira, 12 de abril de 2011

Ipuarana: sete décadas de caminhada histórica em Lagoa Seca


Há 71 anos, os pés dos missionários da Ordem Franciscana pisaram, pela primeira vez, no chão de Lagoa Seca, município distante apenas oito quilômetros de Campina Grande. A data exata foi 28 de janeiro de 1940. Durante as sete décadas seguintes, eles fincaram raízes e ajudaram a formar centenas de religiosos.

Desde que foi fundado, o convento vem se destacando no trabalho de promover as vocações cristãs. Além disso, hoje ele sedia encontros religiosos de grande importância para a comunidade católica. Vários eventos, como a Assembleia Diocesana de Pastoral, acontecem no Ipuarana.

O frei José Carlos Fernando lembra que, no princípio, a ideia dos frades franciscanos alemães era transformar o colégio em um espaço para incentivar os jovens a descobrir a vida religiosa. No local funcionou o Seminário Seráfico de Santo Antônio, no período de 1942 até 1971. Durantes esses 29 anos, formou mais de 3 mil alunos. Segundo o religioso 15% dos jovens que estudaram no convento se tornaram padres. Outros viraram bons profissionais em diversas áreas.

O convento é uma referência para católicos de todo o estado, funcionando como um centro de encontros e convenções. O local pertence à Província Franciscana Santo Antônio do Brasil e é o maior convento desta província no Nordeste. O complexo, como costuma chamar o frei Fernando, é formado pelo Convento Santo Antônio, a Casa Porciúncula e o Colégio, além do Museu do Índio.

A Ordem dos Frades da Província de Santo Antônio já teve muitos frades queridos da população brejeira, a exemplo dos freis Artur e Canísio, este último, especialista em plantas medicinais e que ajudava muitos moradores da área. Os dois viveram durante anos no Convento Ipuarana de Lagoa Seca e realizaram obras missionárias marcantes.

Para conhecer um pouco mais dessa caminhada histórica dos frades fransciascanos, em Lagoa Seca, vamos rever um vídeo reportagens, exibido pela TV Paraíba, nas comemorações dos 70 anos do Convento Ipuarana, em 28 de janeiro de 2010.
Diário da BorboremaTv BorboremaClube FMVrum

Nenhum comentário:

Postar um comentário