quarta-feira, 13 de abril de 2011

Lagoa Seca: Projeto Cultural incentivará professores municipais na arte de contar hestórias


As escolas da rede municipal de Lagoa Seca serão contempladas com o projeto ‘No Reino da Contação’. A iniciativa busca formar educadores contadores de histórias, bem como estimular a prática no ambiente escolar e comunitário.

Além de Lagoa Seca, outros 07 municípios paraibanos também serão contemplados neste ano de 2011 com a idéia de formar professores para a arte de contar histórias e transformar estes educadores em verdadeiros mensageiros da leitura, através da comunicação oral.

Os encontros nestas cidades serão divididos em cinco módulos, que acontecem a partir deste mês de abril e segue até o mês de junho com encontros de práticas de contação, literatura e produção de adereços.

Os coordenadores do projeto explicam que a expectativa é de que já no final do ano, todos os municípios possam está realizando os ciclos.

O produtor do projeto e Coordenador de Cultura de Lagoa Seca, Nivaldo Rodrigues, que participa também como facilitador do módulo ‘Literaturas: a história das histórias, disse que, além do aspecto sistemático da formação de contadores de histórias, o projeto dará a oportunidade de auto-reconhecimento dos sujeitos e das identidades locais, uma vez que as histórias que vivem no imaginário coletivo estão aí, à espera de ouvidos. “Remontar pela memória dos educadores a unidade local dos sentimentos que formam uma comunidade é uma excursão pelo mundo da imaginação e da comunicação oral, que necessitam de espaços para serem vivenciados”, afirmou o coordenador.

No final dos módulos toda prática orientada pelos coordenadores resultará na complementação da produção da cartilha “No Reino da Contação Histórias do Agreste Paraibano”, com contos coletados nos municípios que já participaram do projeto e com coletâneas das novas cidades incluídas. Todo o  material utilizado na prática pedagógica é confeccionado pelos educadores dentro das oficinas. A história, a criação do roteiro e a caracterização cênica dos personagens serão de responsabilidade do contador. Todas as experiências deverão fazer parte de futuras atividades em salas de aula.

O projeto tem o financiamento do Fundo de Incentivo à Cultura - FIC - Augusto dos Anjos, e é executado pela Ágora - Produção e Execução de Projetos, em parceria com o Grupo de Estudo: No Reino da Contação, coordenado pela prof. Ms. Socorro Arruda, do curso de pedagogia da UEPB, Fundação Vital Farias de Arruda e o Ponto de Cultura Ypuarana, da cidade de Lagoa Seca, que tem a coordenação do jornalista e ativista cultural Hipólito Lucena.

Ascom/PMLS

Nenhum comentário:

Postar um comentário