quinta-feira, 14 de abril de 2011

Lagoa Seca: devoção e fé a Virgem dos Pobres

A imagem da Virgem dos Pobres foi trazida para o município de Lagoa Seca por Frei Pascoal Becker, que era da Alemanha e estava no Brasil a serviço da Ordem Franciscana. A imagem vinda da Alemanha chegou a Lagoa Seca em 1958.

Aquela imagem da Virgem dos Pobres veio da Alemanha. Quando Frei Pascoal foi passar as férias lá ele viu que perto da estrada tinha umas capelinhas com a imagem, e ele achou muito bonito. (Frei Anésio. 2006)

Histórico: Em 1933, Banneux, uma pequena aldeia da Bélgica, recebeu a aparição da Virgem dos Pobres. Ela foi revelada oito vezes a menina Marieta, que tinha doze anos de idade e pertencia a uma família muito pobre. A imagem aparecia à menina e pedia a ela orações. Certo dia, em uma das aparições, Marieta perguntou: Quem sois vós, bela Senhora? E ela respondeu: Eu sou a Vigem dos Pobres! Nove anos após as aparições, em 22 de agosto de 1949, Roma reconheceu a veracidade das aparições da Virgem de Banneux.

Após conhecer a história da aparição da Virgem dos Pobres e a fé do povo alemão, Frei Pascoal trouxe a imagem da Virgem dos Pobres para Lagoa seca.

Como na Alemanha, frei Pascoal teve a idéia de construír uma gruta próxima da BB 104 Norte para abrigar a imagem. Hoje, ela fica bem na entrada do Convento Ipuarana. A gruta da Virgem dos Pobres foi inaugurada em 19 de outubro de 1958 e hoje é bastante frequentada por miulhares de devotos de toda região.

No local onde a gruta foi construída missas e novenas são realizadas semanalmente. Com frequência, devotos são vistos freqüentando o local para fazer as suas orações e acender velas em agradecimento pelas graças alcançadas.

Bibliografia: Tarimba: Aspectos Hstóricos e Culturais de Lagoa Seca
Fonte: A Ponte Online 

Nenhum comentário:

Postar um comentário