sábado, 23 de abril de 2011

Roberto Carlos - O Intérprete

As canções de Roberto Carlos fazem parte da minha formação musical, muito antes de imaginar o real significado da música em minha vida.

Desse modo, as canções que tocavam no rádio, que soavam no alto falante do parque de diversões em Diamante, minha cidade natal, enfim, o universo musical desse grande intérprete chegou mais forte em mim, quando apresentei o Programa Roberto Carlos Em Detalhes, na Rádio Ypuarana FM, marco histórico em minha vida, pelas fortes emoções vividas.

Na verdade, as canções do rei fazem lembrar os bons momens de romantismo, amores perdidos, desilusões, saudades e tristeza. Foram esses sentimentos que permearam essas duas seleções, que apresentamos a seguir, como brinde a todos que nos acompenharam na programação da emissora acima citada.

Sempre gostei do Roberto cantor. Na seleção que segue abaixo, optei por deixar de lado seu lado compositor, e revelar seu lado intérprete. E pesquisando seus primeiros trabalhos, descobri músicas de Dolores Duran e Dorival Caymmi, que sequer imaginava terem sido  gravadas por ele, bem como reouvir algumas que já estavam quase esquecidas, e que só chegavam até a mim em vozes de outros cantores.

Grande parte desse repertório já foi revisitado pelos grande intérpretes brasileiros, que não se cansam de revirar o báu das pérolas gravadas por ele, principalmente nas décadas de 60 e 70. São músicas que a maioria dos ouvintes acreditam ser do próprio Roberto, que pôs seu carimbo em quase todas, tornando-as suas, e que inevitavelmente quando a ouvimos em outras vozes, sempre nos referimos como a "canção" do Roberto, ou será que alguém quando ouve "Outra vez", não diz que é dele a música?

No mês que completa 70 anos (19 de abril), minha homenagem ao mais popular e romântico dos compositores, num passeio que vai das canções de amor, do balanço do "soul" e do pop, até as baladas românticas, em arranjos inventivos e interpretações que fogem da obviedade, e que mostram que sem o aparato orquestral que envolve hoje suas gravações, um intérprete sensível e um cantor dos bons, formaram a base que segmentaram sua carreira, e o levaram a categoria de "Rei".

Essa essa postagem, inciamos uma série de outras que virão pr aí, particularmente, os grandes nomes de nossa música popular brasileiras, desfilarão por aqui, para que você possa baixar e se deleitar com o melhor de nossa canção.

Aproveite. Peça seu cd. Na medidada do possível estaremos disponiblizando para download.

Grade abraço,
Hélder Loureiro, editor.

As Canções do Rei:

01. Como Dois e Dois (Caetano Veloso)
02. O Moço Velho (Silvio César)
03. A Ilha (Djavan)
04. Você Já Me Esqueceu (Fred Jorge)
05. Prá Você (Silvio César)
06. O Tempo Vai Apagar (Paulo César Barros/Getúlio Côrtes)
07. Outra Vez (Isolda)
08. Custe o Que Custar (Hélio Justo/Edson Ribeiro)
09. Força Estranha (Caetano Veloso)
10. Quase Fui Lhe Procurar (Getúlio Côrtes)
11. Ternura Antiga (J. Ribamar/Dolores Duran)
12. Aceito Seu Coração (Puruca)
13. Um Jeito Estúpido de Te Amar (Isolda/Milton Carlos)
14. Elas Por Elas (Isolda/Milton Carlos)
15. Ternura (E. Levitt/K. Karen/Versão: Rossini Pinto)
16. A Deusa da Minha Rua (Newton Teixeira/Jorge Faraj)
17. Acalanto (Dorival Caymmi)
18. Com Muito Amor e Carinho (Chil Deberto/Eduardo Araújo)
19. E Não Vou Deixar Você Tão Só (Antonio Marcos)
20. Ninguém Vai Tirar Você de Mim (Edson Ribeiro/Hélio Justo)

Baixe Aqui:

Nenhum comentário:

Postar um comentário