sábado, 9 de abril de 2011

A Musicalidade Regional de Sandra Belê


Com o propósito de valorizar nossa boa música regional e brasileira, o Acervo Musical destaca a cantora paraibana Sandra Belê.  Com dissemos por aqui, essa menina é arretada de boa... é tudo de bom que ultimamente surgiu na musicalidade paraibana, nordestina e brasileira. Verdadeiramente ela veio enriquecer nosso cancioneiro popular como também nossa cultura. Além ser dona de uma voz maravilhosa, dança com trejeitos próprios de uma forma que nos faz sentir muito mais a mensagem musical.

Com certeza logo, logo o Brasil conhecerá essa magnífica artista paraibana e todos irão se apaixonar, pois o que é bom é assim: amor a primeira vista. Então vamos conhecer um pouco mais dessa artista genuinamente paraibana.

Entre os anos de 2004 e 2005 Sandra Belê gravou o Cd Nordeste Valente, o primeiro de sua carreira. Um ano depois se encontrava na cidade de Taperoá, cariri paraibano, onde participou como atriz-cantora das gravações da minissérie global A Pedra do Reino, do escritor Ariano Suassuna. Com o Cd Nordeste Valente ela participou da coletânea de músicas da Pedra do Reino, organizada pela Som Livre e da coletânea do Projeto Esquina Brasil, organizada pelo SEBRAE, entre outros. Tem estado presente no mercado cultural da cidade do Recife, Campina Grande, João Pessoa e na região do Cariri Paraibano, através de eventos populares e institucionais. No ano de 2008 Sandra Belê participou do projeto Sete Notas do Sesc Centro de Campina Grande, interpretando o compositor cajazeirense chamado Zé do Norte , surgindo assim o show “Sandra Belê canta Zé do Norte. No mês de agosto, também no projeto Sete Notas a cantora realizou o show “João do Vale - O Poeta do Povo”.

No ano de 2009 lançou o CD intitulado “SE INCOMODE NÃO”, que apresenta o universo romântico do povo nordestino através dos ritmos do xote, arrasta-pé, xaxado, baião e forró, repleto de músicas para dançar, como as tradicionalmente presentes nos repertórios de Luiz Gonzaga, Alcimar Monteiro, Trio Nordestino, Marinês, Gordurinha, Três do Nordeste, Dominguinhos, Jackson do Pandeiro e também no repertório dos novos intérpretes e compositores nordestinos como Marrom Brasileiro, Ranjel Júnior, Carlos Zens, Ilmar Cavalcante, Antônio Costa, Xico Bezerra e muitos outros.

Entre os anos de 2010 e 2011, a cantora gravou seu terceiro CD, intitulado “Encarnado Azul”, onde o mesmo está saindo da fábrica trazendo lembranças de pastoris ao som de violão, sanfona, bateria, trompete, percussões de efeito, viola, cavaquinho, vocais e um show de contemporaneidade.

“A vivência com reisados, pastoris, aboios, benditos, romances e forrós proporciona a Sandra Belê uma interpretação singular, da qual surge a forte identidade que carrega na voz quando interpreta as encantadoras obras do cancioneiro nordestino. Zabelê, cidade do Cariri paraibano, foi seu berço de ouro, lá nasceu, cresceu e aprendeu a admirar as paisagens, os cheiros e os sons duma terra árida, porém fértil para as mais variadas formas de sobrevivência.”

Conheça um pouco mais dessa nossa artista, em entrevista ao jornalista Saulo Queiroz.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário