quinta-feira, 28 de abril de 2011

Museu Pedro Américo será reaberto nesta sexta-feira em Areia

Após 106 anos da morte do pintor paraibano Pedro Américo será reaberto nesta sexta-feira, (6), no município de Areia, cidade do brejo paraibano, o 'Museu Casa Pedro Américo'. O museu funciona na residência onde nasceu o artista. No local estão réplicas de suas obras além de objetos que pertenceram ao mais ilustre pintor e poeta da Paraíba. Logo após a reinauguração será realizado um 'Sarau Artístico' no Solar José Rufino com lançamento do livro ‘O Festival de Artes - Areia/PB’, da série Preservação e Desenvolvimento da Monumenta. O evento conta com apoio do Sebrae Paraíba.

A ação marca as atividades comemorativas ao aniversário do artista, comemorado no dia 29 de abril, que teve início com a exposição temporária ‘Pedro Américo de Areia’.
Inaugurado em 1943 para preservar viva a memória do mais ilustre filho de Areia, o Museu Casa Pedro Américo faz parte do Patrimônio Histórico Cultural do município. Durante pouco mais de seis meses em que permaneceu fechado, a Associação dos Amigos de Areia (AMAR), com apoio do BNDES, revitalizou toda a estrutura do telhado e adequou-se para receber a única obra original em óleo sobre tela de Pedro Américo que o Museu possui, "O Cristo Morto". A obra será reintegrada ao acervo do Museu na cerimônia de abertura, após sua restauração por técnicos do MNBA. Também serão expostos desenhos originais inéditos do artista que estiveram guardados durante todos esses anos.

Para Lúcia Germana, coordenadora do ponto de cultura Viva o Museu, trata-se de um importante momento para o desenvolvimento do turismo cultural, que tem sido o ponto forte do município de Areia. "O projeto já revitalizou o Museu do Brejo Paraibano, também conhecido como Museu da Rapadura, e nesta etapa recupera o Museu Casa de Pedro Américo e brevemente o Museu Regional de Areia irá receber as melhorias necessárias. Além desse trabalho físico nos museus da cidade, investimos na capacitação dos monitores e guias turísticos, com o objetivo de fortalecer toda a cadeia do turismo cultural", revelou Lúcia.

História preservada

Mais do que estimular o turismo cultural, a revitalização dos museus refletem na preservação do patrimônio histórico e cultural da Paraíba, que há muito se encontrava desgastado pela ação do tempo e vulnerável à depredação. As melhorias se refletem também na identificação das peças, sinalização dos ambientes e recuperação do acervo, facilitando o trabalho dos monitores, condutores e guias turísticos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário